Novidades BioMed

Conheça os tipos de trabalhos científicos

Podemos no expressar e apresentar ideias de diversas maneiras através dos muitos gêneros textuais existentes. A narrativa, a poesia, a dissertação, são alguns exemplos de gêneros textuais que são utilizados frequentemente. Porém, quando o desejo é apresentar dados referentes a um estudo ou pesquisa, utiliza-se os trabalhos científicos, que são a forma correta de transmitir dados.

Não existe apenas um tipo de trabalho científico, e aquele que será utilizado depende dos procedimentos adotados pelo autor, o fenômeno ou o fato que será estudado, a intenção do autor e também suas fontes. Alguns trabalhos científicos são mais complexos do que outros e esse grau de complexidade varia em razão da exigência acadêmica. Conheça alguns tipos de trabalhos científicos que podem ser elaborados por pesquisadores e estudiosos:

Monografia – a monografia trata-se de um trabalho analítico de primeira mão. Ela é o resultado da pesquisa científica e traz a identificação, a posição, o tratamento e o fechamento referente a um problema ou determinado tema permitindo o aprofundamento do estudo.

TCC – é a sigla do Trabalho de Conclusão de Curso e costuma ser temido pelos graduandos, especialmente. O TCC é uma dissertação científica que encerra o curso de alunos do ensino superior. Em alguns casos costuma ser obrigatório. Tem cunho monográfico, mas de nível iniciante.

Dissertação de mestrado – o texto da dissertação de mestrado precisa abordar uma questão científica de modo a aprofundar-se no tema de uma maneira competente.

Tese de doutorado – esse trabalho acadêmico tem o formato de uma monografia ou então de um relatório científico. Deve abordar um tema inédito e defender esse tema de uma maneira profunda. Uma boa tese traz um conteúdo que além de ser inédito pode contribuir para o conhecimento humano.

Projeto de pesquisa – O projeto é a organização e ordenação, estabelece um roteiro científico para apresentar ideias de uma maneira ordenada e com justificação. Baseia-se em conhecimentos prévios e traz uma solução ou uma informação provisória. Trata-se da primeira etapa de uma pesquisa.

Textos de divulgação científica – utilizados para comunicação oral especialmente, podem ser publicados posteriormente na íntegra ou em forma de sinopses. Divide-se em: Paper, Resenha, Relatório científico, Sinopse ou resumo, Artigo científico e Artigo-relatório.

Informes e ensaios científicos – Esse trabalho acadêmico apresenta os resultados parciais ou inicias de uma pesquisa. A pesquisa costuma estar em andamento quando esses são divulgados, e além de trazer os avanços já alcançados apresenta também dificuldades que possam ter surgido, os procedimentos que são sendo utilizados, entre outros mais.

Publicação de trabalhos acadêmicos

Os trabalhos acadêmicos costumam ser publicados em periódicos. Os periódicos são revistas científicas que tem a função principal de apresentar novas teorias, estudos e pesquisas que são desenvolvidos por cientistas e estudiosos das várias áreas do conhecimento humano. Através dos periódicos qualquer pessoa pode ter acesso aos estudos que têm sido concretizados ou que estão em andamento.

Os periódicos podem ser encontrados em todas as línguas, porém, o idioma mais explorado é o inglês, por se tratar daquele que é falado em todo o mundo. Os periódicos em inglês têm maior acesso e alcançam maior número de pessoas. Por isso, a publicação de trabalhos acadêmicos que se deseja ampla repercussão e que podem ser de interesse global, preferencialmente deve ser feita em periódicos desse idioma.

Os estudiosos que não são nativos do inglês podem escrever seu trabalho e artigos em sua língua materna e na sequência fazer a tradução do trabalho para o idioma inglês, a fim de tentar a publicação do mesmo em um periódico desse idioma.

Muitos autores preferem fazer a contratação de empresas especializadas na área, porque dessa forma o trabalho não seguirá para a edição do periódico com erros de tradução, algo que pode impedir a publicação do trabalho.

Comments are closed.