Novidades BioMed

O que é comunicação cientifica?

Através da comunicação o ser humano transmite suas ideias e faz-se compreender pelos demais a sua volta. A comunicação se dá de diversas maneiras e segundo aquilo que é preciso transmitir, por isso, ela pode ser através de sons, de cores, imagens, palavras, entre outros mais. No ramo das ciências é preciso, também, transmitir conhecimentos e informações, e nesse ínterim nasce a comunicação científica.

As novas descobertas e teorias

Desde que o ser humano existe ele busca o progresso. Mesmo nos primórdios da humanidade já havia momentos em que o ser humano desenvolvia, descobria ou percebia que certas mudanças poderiam ser melhores para ele. No começo a busca era mais individualizada, visando a sobrevivência, porém, o ser humano evoluiu e passou a pensar no coletivo.

Com isso, as inovações foram surgindo, e através delas o ser humano aprendeu a viver em sociedade. Mas para que chegássemos onde estamos hoje foi preciso um trabalho conjunto, onde os descobridores e inventores de novas teorias e ideias passaram seu conhecimento para as demais pessoas.

Dessa forma, podemos dizer que a comunicação científica existe desde que o homem busca aperfeiçoar seu método de trabalho e de exploração do meio. Mas, é claro que com o passar do tempo, assim como tudo se desenvolveu, a comunicação científica também se aprimorou.

A comunicação científica

O termo comunicação científica é recente, mas ela existe há muitos séculos. A comunicação científica trata-se de registrar as inovações, descobertas e avanços que o ser humano alcança através de seus estudos e pesquisas de um determinado tema.

Desde a concepção de uma nova ideia até a confirmação de seus dados, o processo é chamado de comunicação científica. Os registros dos estudos fazem parte da comunicação científica e posteriormente sua divulgação e referenciação também fazem parte.

É através da comunicação científica que um estudioso ou pesquisador registra o seu trabalho e permite que o mesmo seja estudado, aprimorado ou conhecido pelos interessados e também pelas gerações futuras.

Ela não se trata de uma comunicação restrita ao meio científico. Embora seja destinada a este, a comunicação científica chega também para as pessoas mais comuns, que podem ter acesso aos registros dessas inovações que surgem e conhecer o trabalho dos pesquisadores.

Porém, na comunicação científica encontramos termos científicos, teorias, fórmulas e uma linguagem apropriada para o tema em questão e sua área, pois é dessa maneira que ilustra-se com maior clareza o tema que está sendo abordado. Além disso a comunicação chega clara e objetiva.

Os documentos e as fontes de informação científica

A comunicação científica pode ser classificada em “níveis”, porque se apresenta de maneiras distintas para a transmissão de conhecimentos. Os documentos e fontes da comunicação podem ser:

  • Primários: que são aqueles que trazem a informação nova, ainda inédita, são os novos registros dos autores e pesquisadores das áreas de conhecimento. Estes costumam estar dispersos;
  • Secundários: nesses a informação encontra-se mais organizadas e é mais fácil de visualizar as pesquisas e dados, por termos ou conjunto de obras e de autores que tratam do mesmo tema ou então o resumo de informações, filtradas e ordenadas, como nas enciclopédias;
  • Terciários: nesse tipo de fonte temos as coordenadas de onde encontrar as informações principais utilizadas e exploradas. Aqui temos direcionadores ou guias que facilitam buscar a fonte primária da informação, ou secundária, como as bibliografias, por exemplo.

Os artigos científicos e periódicos entram nos meios de comunicação científica, e com as inovações que a internet favorece, fica ainda mais fácil compartilhar essas informações e a comunicação flui de uma maneira mais dinâmica e abrangente, favorecendo a busca pelo conhecimento.

Com as vantagens da internet e dos novos canais de comunicação, cientistas e estudiosos podem alcançar um grande número de pessoas em menor tempo e fazer conhecer o seu trabalho por pessoas de todo mudo em pouco tempo. Isso contribui para os avanços científicos e a interação entre os profissionais.31

Comments are closed.